Blog

Conteúdo criativo e atualizado todo dia que te inspira

17.02.2014 • Dicas Smartphone Tecnologia

Moto X ou Nexus 4? Confira o comparativo desses smartphones

SmartphonesDois dos modelos com o novíssimo Android 4.4 “Kitkat”, o Nexus 4, fabricado pela LG, enfrenta o Moto X, um dos dois filhos deixados pelo Google enquanto esteve à frente da Motorola. Veja quem é melhor nas oito categorias pelas quais os colocamos para duelar.

Desempenho: Moto X
É inegável que ambos os aparelhos sejam muito bons no quesito performance. O Moto X, porém, leva vantagem por vir com um hardware mais atual e poderoso. Ele vem equipado com um processador dual-core rodando a 1,7 GHz ao lado de um núcleo de computação contextual e outro de voz. Somados aos quatro núcleos da GPU Adreno 320, são oito núcleos para fazer o Android rodar com uma fluidez impecável.

O Nexus 4, por outro lado, tem uma performance ligeiramente inferior, apesar de ter os mesmos oito núcleos totais considerando CPU e GPU – porém com um processador quad-core a 1,5 GHz. O Adreno 320 para gráficos é o mesmo.

Os dois aparelhos contam com 2 GB de RAM e 16 GB para guardar arquivos, sem slot para cartão de memória, e o Nexus 4 ainda tem versão com 8 GB. Não consideramos o Moto X de 32 GB, que não chegou ao Brasil oficialmente.

Bateria: Moto X
Este é um item que merece destaque. Embora Moto X e Nexus 4 saiam de fábrica com baterias de capacidade similar (2.200 e 2.100 mAh, respectivamente), aplicativos como o de economia de energia da Motorola fazem toda a diferença.

A autonomia do Moto X tranquilamente ultrapassa um dia inteiro de uso moderado, enquanto usuários do Nexus 4 frequentemente tem que recorrer à tomada ou à bateria externa durante o dia. Ponto para a Motorola neste quesito.

Tela: Empate
Se você estiver procurando um display de qualidade, nenhum dos dois deverá desapontá-lo. Embora com tecnologias diferentes, ambos entregam imagens nítidas e agradáveis aos olhos, com densidade de pixels quase igual, 4,7 polegadas e resolução HD (720p).

O Nexus 4 usa um painel IPS LCD, que tende reproduzir cores mais fieis, porém com tendência a tons lavados. Já o Moto X conta com uma tela AMOLED, que consome menos energia e exibe cores mais saturadas – um equilíbrio entre qualidades e defeitos que os colocam à par de qualquer exigência do usuário.

Dimensões: Moto X
Mesmo que por pouco, o Moto X ganha do Nexus 4 no quesito portabilidade. Ele tem altura e largura menores, além de ser míseros 9 g mais leve. Além disso, mesmo que o Nexus 4 seja um pouco mais fino, 9,1 mm contra 10,4 mm, o Moto X tem um corpo curvo que favorece a pegada, o que deixa uma sensação de espessura menor se comparado com o Nexus, que tem formato de barra.

Design: Nexus 4
O Moto X tem seu charme, com linhas curvas, sem muitos rodeios. Realmente um gadget bom de se segurar. Porém, é inegável que o vidro na traseira do Nexus 4 dê outra cara para um smartphone com Android.

O efeito translúcido é brilhante e deixa o aparelho mais elegante. Porém, com o vidro vem o risco maior de sofrer danos com quedas. Assim, o Nexus 4 é menos resistente que o Moto X, que é reforçado por uma carcaça que aguenta bem quedas de média altura, porém definitivamente mais bonito.

Câmeras: Moto X
Moto X e Nexus 4 são excelentes smartphones, mas não devido a suas câmeras. Comparados aos topos de linha como Galaxy S4, iPhone 5S e Lumia 1020, seus sensores entregam fotos meramente decentes para postagem em redes sociais.

Porém, o Moto X leva vantagem por contar com um sensor capaz de capturar imagens de 10 megapixels, enquanto o Nexus 4 chega somente aos 8 megapixels. Além disso, o smart da Motorola vem com vários recursos extras no app de câmera, como gravação em câmera lenta e acesso rápido com um movimento do pulso.

As câmeras frontais são similares, uma de 1,3 megapixels (Nexus 4) e outra de 2 megapixels (Moto X). Como são destinadas a videochamadas, não deve-se esperar muito de seu desempenho.

Sistema operacional: Moto X
Os dois aparelhos já contam com a mais atual versão do Android, a 4.4 “Kitkat”, disponível desde o fim do ano passado aos dois modelos brasileiros. Com a novidade, eles se beneficiaram de uma gestão de memória mais otimizada, deixando seu desempenho ainda melhor.

Porém, o Moto X vem de fábrica com alguns recursos extras incluídos pela Motorola que melhoram a experiência com o sistema, como notificações pulsantes com a tela desligada, comandos de voz em português (proporcionados pela arquitetura X8), além de apps exclusivos e úteis como Assist, Migração e Moto Care.

Preço e disponibilidade: Nexus 4
Por ter sido lançado quase um ano antes, o Nexus 4 já conta com preços mais baixos se comparado ao Moto X. É possível comprar um aparelho da quarta geração da família Nexus por cerca de R$ 1 mil, enquanto o Moto X é comercializado no varejo brasileiro por algo em torno de R$ 1.300.

Conclusão: Moto X
Se você está à procura de um smartphone Android completo, tanto Nexus 4 quanto Moto X são excelentes opções. O grande diferencial frente a seus concorrentes continua sendo a experiência pura do sistema, da maneira como foi concebida (corretamente) pelo Google.

Sua decisão depende, na verdade, de quanto está disposto a pagar. Se seu bolso permitir um gasto a mais para ter um hardware mais atual, com vários recursos úteis no sistema, como reconhecimento de fala em português e uma câmera melhor, vale investir no Moto X. Porém, se sua opção for por gastar menos, o Nexus 4 ainda entrega resultados excelentes em termos de performance, principalmente com a atualização para o Android 4.4, e tem design mais elegante, com corpo revestido por vidro.

Nós ficamos com o Moto X pela sua superioridade em vários quesitos, principalmente na bateria, e por conseguir melhorar a experiência proporcionada pelo Android puro, que já é excelente no Nexus 4, mas que recebe um toque a mais de utilidade com novos recursos no software.

Clique na imagem abaixo para visualizar os comparativos.

moto-x-nexus-4_2

Fonte: techtudo.com

Pesquisar

Faça a sua pesquisa

Salvador - BA
Rua Dr. José Peroba, 275 | Edf. Metrópolis Empresarial, sl 1204 CEP 41810-030

ver no mapa

+55 71 3012-7287

atendimento@hitmidia.com.br

Goiania - GO
Avenida A, Quadra 04, Lote 06, Sobrado 01, Vila Lucy CEP 74320-020

ver no mapa

+55 62 3096-6933

atendimento@hitmidia.com.br