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09.11.2017 • Dicas E-mail Marketing Marketing Digital

E-mail Marketing: 6 passos para começar a usar

Você já deve saber o que é E-mail Marketing, certo? Essa é uma forte ferramenta de vendas e divulgação de marca. Se você acompanha o blog, deve ter visto que compartilhei um post mostrando que o E-mail Marketing é a principal escolha do público como forma de comunicação. Mas, apesar de ser uma ferramenta muito comum, para quem não conta com um profissional de marketing para planejar e executar a estratégia, as coisas podem ser mais difíceis. Se você ainda não sabe muito bem como utilizar o e-mail marketing e ainda tem dúvidas sobre os primeiros passos, em 6 tópicos vou te ajudar a entender a ferramenta e por onde começar:

1. Defina seu objetivo

Antes de tudo vem o planejamento. Defina seus objetivos específicos para as campanhas (como aumentar vendas, atrair clientes, fidelizar sua marca, etc.): público alvo, conteúdo a ser veiculado, e no final, meça os resultados e avalie os pontos em que você deve melhorar.

2. Construa uma base de e-mails qualificada

Antes de enviar os e-mails, é claro que você precisa de uma base de destinatários para receber, correto? Para isso você deve investir em captação de contatos para construir uma base qualificada de e-mails afim de maximizar suas vendas e impulsionar o engajamento de clientes em potencial.

3. Segmente seu público

E-mails comuns, enviados para todos os destinatários, têm grandes chances de fracassar. A personalização está cada vez mais em alta e deve ser um objetivo almejado pela sua empresa. Busque avaliar os hábitos e comportamentos dos consumidores e envie conteúdos que tenham identificação com ele. Uma dica é segmentar em grupos sua lista de e-mails de acordo com os fatores que são importantes para o seu negócio ou produto, como: sexo, idade, localização, tipo de produto que já comprou, cliente, etc. O histórico do cliente também deve ser levado em consideração na hora de fazer a segmentação.

4. Ofereça conteúdo relevante

Se coloque no lugar do destinatário que irá receber a mensagem, pense no conteúdo que irá compartilhar, nos benefícios que essa comunicação irá gerar para ele. Seja relevante e se diferencie. Procure comunicar aquilo que, de fato, fará a diferença para seu público.

5. Busque o equilíbrio entre texto e imagem

Evite usar blocos de imagens como conteúdo direto do e-mail. É necessário que haja equilíbrio. Invista em um layout simples e harmônico. O uso de imagens, apenas, pode direcionar o e-mail para a caixa de spam e impedir que ele chegue à caixa de entrada de sua base.

6. Monitore os resultados

Após o envio, é hora de pensar no próximo e-mail a ser disparado, certo? Não, errado. Agora vem uma boa parte do trabalho. Monitorar os resultados é algo que não pode ser esquecido ou ignorado, é o momento de analisar os resultados da sua campanha e se ela foi eficaz. Monitore a taxa de aberturas, de cliques e de conversão. Essa etapa é importante para que você verifique se a campanha está atingindo o resultado ou os pontos em que você pode melhorar.

P.S.: As campanhas de e-mail marketing podem trazer resultados reais para o seu negócio. Além de vender é importante criar um relacionamento mais próximo com o público.

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