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20.03.2014 • E-commerce

Como tornar seu e-commerce competitivo

Ecommerce

Apopularização de ferramentas que ajudam pequenos empresários a montar um negócio online e o crescimento acelerado do e-commerce no Brasil têm incentivado o lançamento de novas lojas online nos últimos meses. Há muitas oportunidades, principalmente nos mercados de nicho, onde as grandes lojas não se interessam ou não conseguem atuar. Mas para ter sucesso e conseguir tornar o empreendimento lucrativo, é preciso entender muito bem como o público se comporta e prestar atenção a alguns pontos essenciais do site para garantir a melhor experiência de compra por parte dos clientes.

Conquistar a credibilidade é fundamental

A credibilidade é ponto de partida do e-commerce. Com tantas histórias de fraude online, qualquer consumidor pensa duas vezes antes de informar os dados de seu cartão de crédito. O segredo para transmitir confiança é o profissionalismo. A identificação da empresa é um item tão importante que foi incluído na recente lei do e-commerce – Decreto nº 7.962. E nenhum negócio pode relaxar com a segurança da loja, como por exemplo os certificados digitais que fazem o endereço ser HTTPS. Os clientes reparam sempre nisso durante o processo de decisão e compra online.

Já em relação ao atendimento, é preciso fazer alguns questionamentos. Seu site disponibiliza atendimento ao cliente de forma fácil, rápida e eficiente? Essa informação está explícita? Nem sempre o cliente utiliza esta ferramenta, mas apresentar um canal profissional e eficiente pode determinar se ele vai finalizar a compra ou não. Por exemplo, se o telefone de atendimento for apenas um celular, o público desconfia e passa questionar a empresa. Será que esse negócio é sério? Posso pagar que vou receber o produto? Será que vai funcionar? Por outro lado, se o telefone de contato for um número tipo 0800, a impressão é positiva e imediata.

Design e usabilidade

O empresário também não pode esquecer de cuidados com o layout. Design amador é barreira para qualquer e-commerce. E também é preciso ser de fácil navegação. Se os clientes ficarem em dúvida onde clicar ou como fazer a compra, a perda de receita é certa.

Seu site exige que o cliente se cadastre antes de fazer o pedido? Se sim, mude imediatamente. Muitos clientes simulam a compra, mas ainda não estão no momento de finalizar o processo. Querem conhecer o produto e os custos. Depois voltam e efetuam o procedimento. Outra dica importante: Você sugere aos seus clientes outros produtos conforme sua busca ou ou compra? Um dos muitos motivos de sucesso da Amazon foi implementar os produtos relacionados, aumentando a receita média por cliente e o interesse na compra.

A logística no e-commerce

Uma desvantagem em comprar num e-commerce é não poder levar o produto na hora. Tente minimizar esse problema fazendo as entregas da forma mais rápidas possíveis. Outro ponto importante aqui é o custo do frete. Cada vez mais as lojas oferecem frete gratuito.

Todas as informações citadas só serão úteis se seu e-commerce for eficiente. Um sistema de buscas de qualidade, dados precisos sobre os produtos, opções de pagamento diversificadas e informações claras sobre a entrega são indispensáveis para o sucesso do negócio.

Fonte: blogdoecommerce.com

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