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12.05.2014 • E-mail Marketing

4 dicas para conseguir os dados de cadastro do seu cliente no PDV

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Conseguir cadastrar ou atualizar as informações do cliente na base de dados da empresa é uma tarefa que, apesar de exigir bastante paciência e persistência, com certeza será recompensadora. Essa é uma medida estratégica para quem quer melhorar a fidelização e estreitar laços com seu público, principalmente via e-mail marketing. O problema é que muitas vezes os lojistas enfrentam resistência por parte dos consumidores, mesmo quando utilizam abordagens pouco invasivas. As recusas vão desde razões de segurança até a falta de tempo para preencher formulários.

No caso das lojas físicas (Pontos de Venda ou PDV), as dificuldades são grandes, já que não é possível aproveitar os procedimentos de vendas comuns das lojas virtuais para conseguir essas informações, como o preenchimento de dados antes da confirmação da compra. O jeito então é investir em abordagens mais criativas. Para ajudá-lo a conseguir ampliar os dados de cadastro dos seus clientes no Ponto de Venda (PDV), preparamos uma lista com 4 dicas bastantes simples de serem seguidas.

Peça os dados durante a finalização das vendas

O momento ideal para conseguir as informações do cliente é no fechamento da venda. O caixa e os vendedores devem ser treinados para pedir alguns dados básicos durante esse processo, como e-mail, telefone e nome completo.

Se for importante para o seu negócio, outros dados cadastrais também podem ser solicitados, mas vale lembrar que não se deve aprofundar muito nesse momento, já que o tempo do cliente é precioso e a demora pode até mesmo gerar uma fila desnecessária no caixa, causando um transtorno dentro da loja.

Estratégias em épocas comerciais

As datas comerciais costumam ser períodos de alta lucratividade para os lojistas. É muito importante aproveitar essa onda para ampliar os cadastros nos PDV. A realização de sorteios com prêmios, sejam eles produtos da loja ou brindes promocionais, podem ser um ótimo gancho para os clientes preencherem formulários para participar. Basta que a loja esteja bem sinalizada, destacando a promoção e mostrando onde e como se inscrever.

Além de ajudar na experiência de marca e na satisfação dos clientes, essa tática costuma ser pouco invasiva, o que é benéfico tanto para o consumidor e quanto para a sua marca.

Cupons ou Programas de vantagens

Esse é um método muito eficiente para provocar o interesse da clientela. Além de ser um ótimo meio para conseguir a fidelização, esses programas servem para despertar no próprio consumidor a necessidade de manter seus dados atualizados.

Essa estratégia pode ser elaborada de várias formas, como por meio de cupons de desconto oferecidos a cada venda (ex: junte 5 cupons e ganhe 10% de desconto), ou até um cadastro para que o cliente acompanhe por e-mail sua pontuação a medida que realiza compras. Na hora da retirada da vantagem (seja um desconto ou um produto), o vendedor pode aproveitar para atualizar todos os dados. Uma outra dica bastante eficaz é vincular o acesso à pontuação ao e-mail, “obrigando” o cliente a mantê-lo sempre atualizado.

Mostrar preocupação com os interesses do publico

São muitas as ocasiões em que um cliente entra na loja procurando algum produto específico, mas infelizmente estava em falta. Apesar de desfavorável, essa é uma situação que o lojista pode facilmente reverter. E a solução é justamente o cadastramento do cliente na loja. Treinar os funcionários para procurar essa clientela quando os produtos voltarem para as prateleiras é uma estratégia que vai refletir tanto nas vendas, quanto na fidelidade à sua marca.

Aproveite essas dicas e observe qual delas está sendo mais vantajosa para o seu tipo de negócio! Caso tenha alguma outra tática diferente das que citamos, compartilhe-as conosco através dos comentários!

Fonte: ecommercenews.com

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