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04.11.2013 • E-mail Marketing

4 dicas essenciais para potencializar suas ações de e-mail marketing

emailO email marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação digital. Com ele é possível criar um relacionamento direto com os clientes informando sobre produtos, serviços, ações promocionais, mensagens de boas vindas e felicitando por datas comemorativas. Com algumas configurações é possível, inclusive, enviar mensagens automáticas pelo sistema.

Além de ser um canal direto de divulgação, o email marketing pode desempenhar o papel de educador. Informar os clientes sobre assuntos relevantes a este público e relacionado ao core business de sua empresa é uma prática de marketing de conteúdo que agrega valor à sua marca, além de torná-lo referência no assunto.

Educar seus clientes com o email marketing faz com que os consumidores se interessem pelo conteúdo mais do que somente pela promoção ou campanha da empresa. Isso ajuda a reduzir taxas de opt-out, aumentar as taxas de abertura e de cliques. Além disso, o envio de informações expressivas dará o devido destaque ao diferencial que seu produto ou serviço oferece de forma mais sutil que a divulgação deles em si.

Para ajudá-lo a adotar esta estratégia, destacamos algumas dicas essenciais de como potencializar suas ações, além de educar seus clientes através do email marketing.

1 – Seja original

Educar significa não somente levar informações relevantes, mas também a forma de apresentá-las ao público. Aproveite o contato direto com clientes ou prospects para explorar o que você, seu negócio ou sua equipe tem como diferencial: experiência.

Em vez de enviar um anúncio sobre o seu produto, experimente criar uma newsletter periódica que aborde informações relevantes ao setor ou ao público, um ponto de vista, dicas de utilização, como fazer ou como melhorar algo. Assim você ajuda e conquista um leitor fiel, reforça a sua marca e demonstra a sua expertise.

2 – Utilize recursos multimídia

Os recursos multimídia também podem ser um diferencial para a sua empresa na comunicação com os clientes. Os infográficos são ferramentas educativas muito utilizadas na internet, pois expressam o conteúdo de forma visual e atrativa. Outros formatos também podem se explorados, como vídeo aula sobre os temas com os quais seu negócio trabalha. Entrevistas com especialistas em áudio ou vídeo também são uma opção para educar os clientes. Pense nas ferramentas digitais e de que forma elas podem compor seu email marketing com inovação e criatividade.

3 – Planeje as entregas

Enviar muitas informações e links diversos no mesmo email marketing não é a melhor estratégia. Com a correria diária e o bombardeio de informações seu cliente pode ficar indiferente com o que foi recebido ou até mesmo sair da sua base de emails.

Para evitar que isto ocorra, planeje bem os seus disparos e distribua o conteúdo de forma que ele fique ansioso pelo próximo contato. Ser direto e atrativo no assunto da mensagem também ajuda bastante.

Se você tem três conteúdos diferentes, como por exemplo, uma entrevista em vídeo, uma pesquisa e uma matéria sobre o mesmo assunto, priorize uma delas e deixe as seguintes para outros envios. Em situações como esta você pode, inclusive, criar uma série semanal sobre o tema.

4 – Segmente seu público

Estude o perfil do seu público. Em seguida, crie listas de segmentação por categoria conforme estratégia comercial de sua empresa. Pode ser por região, sexo, perfil de compra, produtos de interesse, por exemplo. Segundo a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) os critérios mais utilizados para a segmentação de clientes são: histórico de comportamento (79%), informação demográfica (69%) e informação psicográfica (29%), sendo esta última composta por variáveis como personalidade, motivações, atitudes e valores.

Parece um mero detalhe, mas a segmentação o ajudará a levar para cada cliente ou grupo a informação que ele precisa. Invista também em recursos de personalização de mensagens. Enviar emails com o nome da pessoa, por exemplo, torna o contato entre marca e cliente mais humano e encantador, ajudando a atrair sua atenção.

Educar seus cliente é a melhor forma de fazer com que o seu email marketing deixe de ser apenas mais uma informação promocional na caixa de entrada dos seus clientes. Por isso, utilize nossas dicas para replanejar a sua estratégia de email marketing, diferencie-se da concorrência e confira os resultados!

Fonte: akna.com

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