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30.09.2013 • E-commerce

A comunicação como diferencial no e-commerce

ComunicaçãoO sucesso de um empreendimento de e-commerce está diretamente relacionado à definição estratégica do composto de marketing de seu negócio. Também conhecido como mix marketing, esse composto é formado pelo mix de produtos, política de preços, composto promocional, ponto-de-venda, apresentação (presentation) e pessoal.

Apesar dos papéis distintos de cada uma das variáveis, eles devem estar alinhados com os objetivos e o posicionamento estratégico do negócio. Este artigo abordará as definições do composto promocional do mix marketing.

O composto promocional fica encarregado não só de atrair os consumidores, mas também de motivá-los às compras, uma vez que muitos desses não terão, por conta própria, a iniciativa de comprar. O consumidor precisa ser persuadido a acreditar que certo site de e-commerce oferece uma melhor relação custo/benefício que os demais concorrentes. Essa persuasão é bem sucedida quando a empresa consegue comunicar de forma adequada que sua marca e seus produtos são os ideais para motivá-lo a conhecer a marca, querer o produto e concluir a compra desse dentro do site de e-commerce.

Semelhante ao que ocorre em outros setores empresariais, o composto promocional no varejo eletrônico é a combinação de alguns programas básicos de comunicação, e no comércio eletrônico, esses programas podem ser organizados em quatro grupos principais: marketing externo, marketing interno, e-mail marketing e redes sociais. A seguir observa-se a diferença entre cada um dos grupos:

Marketing externo: Assim como o próprio nome sugere, a ação de marketing externa é todo esforço/investimento feito em canais externos ao seu comércio eletrônico, seja ele através das mídias tradicionais (TV, revistas e jornais), ou nos canais online, tendo os modelos de espaços publicitários online mais comuns os anúncios em banners, links patrocinados, sites comparadores de preços e programas de afiliados.

Marketing interno: A gestão da mídia interna está intimamente ligada ao ambiente da loja eletrônica, pois se trata de todo o espaço publicitário existente em um site de e-commerce. Nessa categoria está toda a gestão de banners, vitrine de produtos, ofertas em destaque, sugestão de produtos similares e/ou complementares.

E-mail marketing: É uma das ferramentas mais efetivas e baratas para o e-commerce, sendo um canal de comunicação direto com o cliente e determinante para o sucesso de um negócio no ambiente eletrônico. Por se tratar de uma ferramenta de marketing permissivo, já que as pessoas optaram por receber a publicidade, esta não deve ser invasiva e sua gestão deve levar em conta os indicadores de performance, a construção e a segmentação da base.

Redes sociais: Diferente das mídias “padrões”, onde a comunicação é feita em uma única direção, as redes sociais trazem o conceito da web 2.0, que permite aos internautas manifestarem e compartilharem as opiniões sobre a empresa, por isso a escolha da abordagem/linguagem deve estar de acordo com comportamento usuário em seu ambiente de socialização. Escolhendo a comunicação certa para cada mídia, cria-se uma oportunidade para a empresa expor seus valores de forma a envolver o usuário ao ponto de ele se relacionar com a empresa, e esta saber como realmente é percebida pelo consumidor.

A análise e definição do mix de comunicação não garante, por si só, o sucesso de um empreendimento, uma vez que questões como tamanho e maturidade do mercado, nível de concorrência e disponibilidade de capital também são fatores críticos para a viabilidade do negócio. Para implantar uma campanha promocional eficiente, o empreendedor eletrônico, deve definir seu objetivo principal de marketing, entender o cenário a ser confrontado bem como seu público alvo, para só então definir sua abordagem e os canais de comunicação adequados.

Fonte: ecommercenews.com

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