Abilify buy Plavix buy Soma no prescription Zocor buy citalopram no prescription buy Sildenafil online Aciphex buy Amitriptyline no prescription Cialis Professional online PCM Pharmacy buy Xenical without prescription buy womens Cialis Diflucan no prescription

Blog

Conteúdo criativo e atualizado todo dia que te inspira

30.09.2013 • E-commerce

A comunicação como diferencial no e-commerce

ComunicaçãoO sucesso de um empreendimento de e-commerce está diretamente relacionado à definição estratégica do composto de marketing de seu negócio. Também conhecido como mix marketing, esse composto é formado pelo mix de produtos, política de preços, composto promocional, ponto-de-venda, apresentação (presentation) e pessoal.

Apesar dos papéis distintos de cada uma das variáveis, eles devem estar alinhados com os objetivos e o posicionamento estratégico do negócio. Este artigo abordará as definições do composto promocional do mix marketing.

O composto promocional fica encarregado não só de atrair os consumidores, mas também de motivá-los às compras, uma vez que muitos desses não terão, por conta própria, a iniciativa de comprar. O consumidor precisa ser persuadido a acreditar que certo site de e-commerce oferece uma melhor relação custo/benefício que os demais concorrentes. Essa persuasão é bem sucedida quando a empresa consegue comunicar de forma adequada que sua marca e seus produtos são os ideais para motivá-lo a conhecer a marca, querer o produto e concluir a compra desse dentro do site de e-commerce.

Semelhante ao que ocorre em outros setores empresariais, o composto promocional no varejo eletrônico é a combinação de alguns programas básicos de comunicação, e no comércio eletrônico, esses programas podem ser organizados em quatro grupos principais: marketing externo, marketing interno, e-mail marketing e redes sociais. A seguir observa-se a diferença entre cada um dos grupos:

Marketing externo: Assim como o próprio nome sugere, a ação de marketing externa é todo esforço/investimento feito em canais externos ao seu comércio eletrônico, seja ele através das mídias tradicionais (TV, revistas e jornais), ou nos canais online, tendo os modelos de espaços publicitários online mais comuns os anúncios em banners, links patrocinados, sites comparadores de preços e programas de afiliados.

Marketing interno: A gestão da mídia interna está intimamente ligada ao ambiente da loja eletrônica, pois se trata de todo o espaço publicitário existente em um site de e-commerce. Nessa categoria está toda a gestão de banners, vitrine de produtos, ofertas em destaque, sugestão de produtos similares e/ou complementares.

E-mail marketing: É uma das ferramentas mais efetivas e baratas para o e-commerce, sendo um canal de comunicação direto com o cliente e determinante para o sucesso de um negócio no ambiente eletrônico. Por se tratar de uma ferramenta de marketing permissivo, já que as pessoas optaram por receber a publicidade, esta não deve ser invasiva e sua gestão deve levar em conta os indicadores de performance, a construção e a segmentação da base.

Redes sociais: Diferente das mídias “padrões”, onde a comunicação é feita em uma única direção, as redes sociais trazem o conceito da web 2.0, que permite aos internautas manifestarem e compartilharem as opiniões sobre a empresa, por isso a escolha da abordagem/linguagem deve estar de acordo com comportamento usuário em seu ambiente de socialização. Escolhendo a comunicação certa para cada mídia, cria-se uma oportunidade para a empresa expor seus valores de forma a envolver o usuário ao ponto de ele se relacionar com a empresa, e esta saber como realmente é percebida pelo consumidor.

A análise e definição do mix de comunicação não garante, por si só, o sucesso de um empreendimento, uma vez que questões como tamanho e maturidade do mercado, nível de concorrência e disponibilidade de capital também são fatores críticos para a viabilidade do negócio. Para implantar uma campanha promocional eficiente, o empreendedor eletrônico, deve definir seu objetivo principal de marketing, entender o cenário a ser confrontado bem como seu público alvo, para só então definir sua abordagem e os canais de comunicação adequados.

Fonte: ecommercenews.com

Salvador - BA
Rua Dr. José Peroba, 275 | Edf. Metrópolis Empresarial, sl 1204 CEP 41810-030

ver no mapa

+55 71 3012-7287

atendimento@hitmidia.com.br

Goiania - GO
Avenida A, Quadra 04, Lote 06, Sobrado 01, Vila Lucy CEP 74320-020

ver no mapa

+55 62 3096-6933

atendimento@hitmidia.com.br